4/25/2009

Darwin no Museu da Ciência


Abriu no passado dia 23 de Abril, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra esta exposição. Vale a pena visitar. O Museu encontra-se aberto de Terça a Domingo (excepto 1 de Maio, dia do Trabalhador) entre as 10H00 e as 18H00 (convém ir antes para apreciar com tempo tanto esta como a exposição permanente do Museu). O preço da entrada é de 3 euros, e há descontos para professores, estudantes, cartão jovem e seniores, mediante apresentação de cartão. Se clicar no título é direccionado para o site do Museu onde pode obter mais informações.

4/19/2009

Zé Coveiro

Parece que o Zé Coveiro, figura mítica lá para os lados de uma pequena vila do centro de Portugal, tinha muita pancada e pouco medo.
Conta-se que um dia o Zé Coveiro arranjou um ajudante, menos destemido para esse mórbido trabalho que era enterrar os mortos e alvo fácil para as ideias dele. Houve então um funeral na vila que, atrasando-se, chegou ao cemitério já depois do pôr-do-sol! Ora, não podendo os mortos ser enterrados depois do sol havia que guardar a urna no cemitério e tomar conta do defunto até ao dia seguinte, para ser depois enterrado. Ficou o Zé Coveiro, e o ajudante - que ajudante é para isto mesmo - encarregue da tarefa. Durante a noite a fome começou a apertar e diz o Zé Coveiro para o ajudante "Oh pá, há ali em baixo umas laranjas deliciosas. Agora que é noite ninguém nos vê se as formos roubar. Tu ficas aqui a tomar conta do defunto e eu vou lá". Note-se que na altura ainda não havia luz eléctrica. Mas o ajudante não quis tal acordo, se tinha que ficar sozinho com o defunto. Decidiram então que iria o ajudante buscar as laranjas e o Zé Coveiro ficava no cemitério. Enquanto o pobre rapaz lá ia, lembrou-se o Zé de lhe pregar um grande susto. Tirou o defunto do caixão e encostou-o à parede, no sítio onde ele devia estar! Então, deitou-se ele dentro do caixão, deixando uma fresta aberta e esperou... Chega o ajudante com as laranjas e, como mal via os contornos da noite, não dando pela troca, diz ao defunto "Toma Zé, toma uma laranja, são bem boas..." como não obteve resposta, insistiu "então mas não dizes nada, Zé? Agarra a laranja ou não queres?" Vira-se então o Zé Coveiro dentro do caixão, põe uma mão de fora e diz com voz cavernosa "Se ele não quer, quero eu!!" Pobre ajudante, mal conseguiu gritar, deixou cair as laranjas todas pela encosta do cemitério abaixo e desatou a correr até à vila, gago de tal susto! Nunca mais foi ajudante do Zé, o Coveiro.

4/18/2009

Agitação na vila...

Por este(s) dia(s) Coimbra está agitada. Há um colóquio sobre Património e Ciência, há Olimpíadas de Química, há inauguração do Mosteiro de Santa Clara (vi algures que os arquitectos tinham amuado - palavra que tenho associado muito arquitectos - excepto a ti, verixe), haverá a inauguração da exposição sobre Darwin no Museu da Ciência... entre outras coisas que fazem a vida social desta pequena vila. Há também um casamento, não sei de quem, mas sei que ocupam os estacionamentos que eu precisava...Coimbra está agitada.

4/10/2009

Coimbra é dos espanhóis

Já nos anos anteriores foi assim. Aproxima-se a Páscoa, já entrámos no fim-de-semana. Coimbra está vazia... ou quase. Neste momento é dos espanhóis. As pensões da baixa têm nesta altura uma lufada de ar espanhol. Ainda bem que eles às vezes nos salvam. Falei com dezoito pessoas hoje. Entre casais jovens e famílias, eram todos espanhóis. Mesmo assim pelas informações dos locais turísticos vieram muito menos este ano, até ao momento. Também reparei. Os que vieram são os que ainda não foram afectados pela crise, presumo. Também vieram menos tempo. Começaram a vir mais perto do fim de semana. É pena, eles dão vida a esta cidade nestas alturas. E dinheiro à Polícia Municipal, a julgar pela quantidade de carros espanhóis que vi aí bloqueados ontem. Gostaria de saber o que pensam quando vão embora. Será que foram bem tratados? Gostaram? Ficaram chateados por estar quase tudo fechado? Alguns ficam, segundo me disseram, mas Coimbra é assim (e mesmo assim já melhorou). A cidade que comete a arrogância de achar que se basta a si própria. Pois não basta. Espero que os nossos turistas espanhóis não achem o mesmo e que vão e voltem e tragam um amigo. É bom para a cidade e podia ser ainda melhor...

4/04/2009

Make up


É muito raro comprar maquilhagem, normalmente uso a que me oferecem. Mas hoje, como mulher adulta que tenho que ser, fui comprar um rímel. Lá vi e revi e pedi opinião profissional... uns enrolam as pestanas para parecerem maiores, outros dão mais volume, para parecerem maiores, outros têm uma aplicação prévia nas pestanas, para parecerem maiores e há ainda os que vibram e separam as pestanas umas das outras (segundo ouvi dizer) para parecerem maiores... Depois de muita ponderação e de experimentar os vários ...escolhi o mais barato.