7/12/2005

Brainstorm

Todos temos uma coisinha ou outra que nos irrita. Então no que se refere à condução praticada pelos outros há uma série de coisas que podem ser apontadas. O problema é que há uma que nos irrita e há uma centena que não... e que nós fazemos repetidamente e que irrita outros tantos como nós. No meu caso é a falta de indicação da direcção que se pretende seguir... isto é, o "pisca". Fazer o pisca é dos actos mais importantes na condução porque permite aos outros condutores saberem o que pretendemos fazer e tomar as suas decisões com base nisso, evitando acidentes ou seja, permite-nos conduzir em sociedade!!! Com certeza todos nós, condutores, já estivemos naquela típica situação em que temos que dar prioridade à estrada onde pretendemos entrar, e os carros que teríamos de deixar passar cortam à esquerda antes do nosso cruzamento, sem fazer pisca, retirando-nos a oportunidade que teríamos de entrar, se o tivessem feito. Pior mesmo é nas rotundas, esse caos das novas estradas. Não fazer o pisca é contribuir para o engarrafamento (as pessoas não entram, demoram mais tempo, acumulam-se carros) e, pior, contribuir para os acidentes quando não sabemos que o fulano à nossa esquerda vai, de repente, guinar para sair à nossa direita... e nós estamos no meio. Enfim, há imensas situações em que não fazer o pisca é contribuir para os acidentes, não vale a pena referi-las todas. Além de que é de uma falta de cortesia tremenda para com os outros condutores... e a voçês, o que é que vos irrita mais na condução do vosso próximo?

2 comentários:

Luís Viegas disse...

Por exemplo, ultrapassarem-me para depois cortarem à esquerda ou à direita 10 metros à frente. Haja paciência. Há mais algumas situações, mas tenho demasiados números na cabeça para conseguir pensar nisso :)

Paulo Aroso Campos disse...

O típico em Coimbra (principalmente na zona da Solum): aqueles volvos, mercedes e bmw com matricula com poucos meses, em que o motorista vai contente a falar ao telemóvel e nunca pára nas rotundas...
ou os taxistas, que são os que respeitam menos as regras de transito;
ou os estacionamentos em segunda e terceira fila, apenas com as emergências ligadas, como se isso tornasse o carro invisivel!
Ah, e a musica da Ruth Marlene :)