7/22/2005

Níger

A República do Níger fica um bocadinho abaixo da Líbia e da Algéria, entre o Chade, a Nigéria e o Bali. Faz fronteira com o Sahara. Tem quase tantos habitantes como Portugal. A capital é Niamey. Mas isso não interessa... o que interessa é que o Níger tem um índice de pobreza de mais de 65,5%... (falaria noutros índices, como o de alfabetização mas sentir-me-ia demasiado hipócrita...). Não, não são os índices que interessam... O que interessa é que no Níger estão a morrer crianças, muitas crianças... e de fome. Os meses de seca são quase todos: de Outubro a Maio, continuando a haver temperaturas altas nos restantes, levando a escassez de alimentos.
800 000 crianças com menos de 5 anos não têm o que comer e não sobreviverão. A cada linha que lemos morrem cerca de duas crianças. E esta é uma situação ignorada... todos sabemos que o Hemisfério Sul é pobre... e que pessoas morrem de fome... e que isso fica lá longe.

Podíamos falar de cimeiras do G8, de teorias do crescimento económico, de planos de ajustamento estrutural ou das causas dos estados falhados e dos problemas da reestruturação social. Podíamos discutir a ajuda ao desenvolvimento, ou a eficácia da proibição da distribuição gratuita de alimentos pelo FMI... mas não me parece que isso lhes diga alguma coisa... não me parece mesmo.


Enquanto isso a obesidade continua a ser a principal causa de doenças cardiovasculares na Europa, que por sua vez é a primeira causa de morte...

E morreram mais algumas, como nós, os nossos filhos, os nossos sobrinhos...

1 comentário:

Paulo Aroso Campos disse...

Mata-se por religião, por dinheiro, por diferenças de opinião; matam-se inocentes por nada e tira-se o pouco a quem pouco aguenta.
Não sabia dessa situação, normalmente fala-se da Etiópia, do Sudão, mas do Niger nunca tinha ouvido falar... enfim, mais um pais esquecido com um futuro que pertence ao passado.