3/05/2006

Enxaqueca

Por vezes começa de repente... ou quase. Quando me deito estou bem e, passadas algumas horas acordo atormentada pelo peso e pela dor. Todo o lado esquerdo estremece e sucumbe à dor. A imobilidade e a agua fria são o unico alivio. Depois vêm as vertigens e os vómitos... Outras vezes está simplesmente lá, durante vários dias.. a ameaçar, a moer, desaparece por algumas horas, combatida pelas combinações de paracetamol e codeína que ingiro, umas após as outras... E volta, e dança sobre o lado esquerdo do meu cérebro e começa a atingir todo o meu corpo. E a luz torna-se mais forte e todos os sons mais altos... e até os comprimidos mais fortes se tornam eficazes. Tento não me mexer, qualquer movimento brusco acorda esse bicho que me atormenta e me destrói mais um pouco, de semana a semana, por vezes de duas em duas. Por vezes passo horas e horas a segui-la e a personificá-la mentalmente. Conheço as suas manias. Começa na base do crânio, do lado esquerdo (por vezes consigo evitá-la com massagens...não evitá-la...atrasá-la). Depois irradia para todo o lado esquerdo. À medida que a tento aliviar com as toalhas de água fria, os comprimidos e as massagens começa a concentrar-se na têmpora esquerda.. com um menor raio de acção mas forte, cada vez mais forte. Como um martelo que me pressiona a cabeça e me esmaga. Mói e incapacita-me... e nada a cura. Todos os tratamentos falham... desde os que são recomendados pelo neurologista, feitos com medicamentos até ás medicinas alternativas. Também não há forma de evitar pois tudo a pode causar: comer muito, comer pouco, comer batatas fritas, chocolate, queijo, enchidos, todo o tipo de fritos, dormir pouco, dormir muito, andar de saltos altos, agarrar em pesos, almoçar e ficar sentado a seguir, qualquer alteração de rotina.. Ou simplesmente por nada.

3 comentários:

Nuno Vieira disse...

Não deve ser mesmo nada fácil linda. Mas deixa lá, não há enxaqueca que te impeça de sorrir (eu pelo menos não me lembro de te ver triste - ainda bem!) - por vezes deve ser complicado, mas por esse sorriso, vale a pena!

Nuno Vieira disse...

tu fizeste anos?!? Pois fizeste. 19 de fevereiro... xiii... só agora a que vi - Muitos Parabéns atrasados :( Desculpa.

JSD disse...

Há sempre ilações positivas a tirar de momentos menos bons ;)