10/05/2006

Odeceixe


Já vos falei desta pequena vila (promovida a vila recentemente) e praia. Situada na costa vicentina logo após a fronteira entre o Alentejo (Baiona) e o Algarve...

Percebemos o sotaque algarvio na discussão, à mistura com palavras alemãs, estas mais calmas. Ás dez da manhã de um dia de setembro ainda está nublado, mas não está frio, nem calor, está bom.






Os restaurantes e as lojas de artesanato ainda estão fechadas. Abriu o mini-mercado e alguns cafés. A mulher discute com o marido, bem alto, sem medo de assustar os turistas, que são sobretudo alemães. É só uma pequena agitação para abanar a paz deste sítio. Calmo e bom, como o tempo.




No resto da vila só encontrei duas pessoas. Preparavam-se para ir para a pesca (desporto rei aqui). Paz, silêncio, ruas pequenas e casinhas de brincar. Algarve.

O passeio a pé mostra-me que podemos entrar por escadas e aparentes fundos de quintal. Não são privados, levam-nos sempre a outra rua. Encontro a igreja que, curiosamente (ou talvez não, dado a geografia) não é no centro da vila, mas no meio de uma rua como todas as outras.

Também encontro a sede do PCP, mais com ar de ideologia do que de Partido e a única aqui...




Finalmente o moinho, símbolo de Odeceixe, rodeado pela magnífica imagem de campos cultivados e floresta.. protegidos.

1 comentário:

Nuno Vieira disse...

de facto uma das melhores praias que conheço...aquele rio a desaguar no mar bem pertinho da praia, aquele pôr do sol mágico que nos ofusca - a vila não conheço muito, passei lá uma ou duas vezes, admito, mas a praia é das melhores da costa vicentina.
Boas memórias dessa praia.. muito muito bom.