4/10/2010

Malucos

Quem fala sozinho vai parar ao Inferno e quem anda para trás ensina o caminho ao Diabo. Um em cada 10 portugueses terá problemas mentais. Não sei se falarão sozinhos ou se andam para trás. Falar sozinhos falarão com certeza, mas andar para trás é mais difícil. Não sei se incluem a japonesa com o cão fantoche na mão que ladra e vê as coisas. O cão vem cá ás vezes, ela nem sempre, atira o braço com o cão. Deve estar incluída nas sondagens mundiais: 1 em 4 pessoas no mundo tem problemas do foro mental. O que nos leva a concluir que há mais malucos no resto do mundo do que em Portugal. O Gil é dos mais conhecidos, a esquizofrenia longa que o faz andar ás voltas é entendida pelos que convivem com o Gil, que de mesa em mesa pede tabaco. Pelo menos não nos tenta convencer a aderir a uma religião, que segundo a senhora outrora beata da Igreja, agora beata de uma seita qualquer, é a melhor religião. "Olhe menina, o importante é que se arrependa, a lei da nossa religião é essa. Pode pecar, desde que a seguir se arrependa." O riso contido das raparigas que ouviam. "O juiz é que não percebe isso, menina. Eu mato, tudo bem, sim senhor, eu pequei mas o que interessa é que me arrependi a seguir. Assim estou perdoada, o juiz é que não entende." A sair quase se encontra, neste baile de malucos, com o doido que faz perguntas. O olhar vago, raiado de sangue e andar decidido a contrastar. " O que é um fraldário? O que é ? O que é?" "Se eu pedir este livro, dão-me, dão-me, dão-me?" E logo sai. Um estudante de outrora perdido que e só mais um maluco de agora, desta cidade. Mas todos eles poderiam ser comandados pelo Duque de São Martinho. O ar nobre de quem se sabe aristocracia e que todos os dias vai partir para a Bélgica onde será coroado não o ajuda a arrastar os cobertores onde dorme à noite. Mas pelo menos as vozes respeitam-no. As vozes que ouve ...

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.