11/18/2006

Livros

Dos últimos livros que li destacam-se alguns que gostaria de aconselhar:

"A Sombra do Vento" de Carlos Ruiz Záfon - dos ultimos que li foi o meu preferido. É um romance com dois protagonistas em que um segue o rasto do outro. Um rapaz apaixonado por um livro que vai desenterrar a história do seu autor e a vai revelando ao leitor enquanto vive ele próprio a sua história, às vezes parecida, mas com finais diferentes. O rapaz protagonista começa a remexer na vida de todos os que estiveram envolvidos com o autor do livro supostamente desaparecido. Passa-se em Barcelona durante o regime de Franco.

"A Papisa Joana" de Donna Woolfolk Cross - este livro baseia-se na lenda da Papisa Joana. Na Idade Média uma rapariga com capacidades acima da média ( além de uma magnífica inteligência ela teria o dom da rebeldia, irreverência e coragem) ascende através da educação no sistema clerical, fazendo-se passar por rapaz, única forma de ser reconhecida. Torna-se médica privada do Papa e acaba por ser eleita Papa até ao momento da morte, quando se descobre a verdade. A autora baseia-se na pouca informação que há sobre a existência desta Papisa mas, sobretudo, usa a não existência de informação sobre este período para justificar a sua existência. Muito interessante.

3 comentários:

Paulo Aroso Campos disse...

Li a Papisa, é muito bom!
;)

Dr Frank disse...

"A Sombra do Vento" de veras un dos melhores romances que já li, li algures na net que pensam transportar o livro para um musical o que me parece fantástico so espero ser editado em DVD ou comm tour por Portugal. Deixo uma sugestão http://www.lasombradelviento.net/ tem fotos de época e um ou dois jogos que nos transportam para a acção descrita no livro... Beijos e Abraços :)

Eva disse...

A Papisa Joana é um óptimo romance histórico.
Tenho "A Sombra do Vento" mas ainda não o li. Há sempre outro antes, na fila. Agora estou a ler "A Máscara de ABabol", de Susana Prieto e Lea Velez, também romance histórico, cuja acção se passa em Madrid em 1819. Mais uma vez a história de uma mulher determinada numa sociedade repressora...