6/12/2005

Gerações

Há certas coisas que marcam toda uma geração e que por vezes, não poucas, descobrimos na mesa do café com pessoas que conhecemos há pouco tempo mas que, por terem vivido no mesmo país que nós e terem aproximadamente a mesma idade, conhecem as mesmas coisas, e tiveram uma infância marcada pelos mesmos acontecimentos, programas de televisão, modas, etc, mas de uma forma tão concreta que não me parece ser possível hoje em dia (demasiados canais, demasiadas marcas, demasiada variedade e fugacidade em tudo). Descobri isto principalmente quando fui para a Universidade e conheci gente de todos os cantos do país (prova disso é que morava, e moro, com pessoas do Algarve, Trás-os-Montes, centro e Madeira). Este tipo de conversa é recorrente seja onde for e tentei lembrar-me e juntar algumas das coisas que a minha geração tem em comum. Aqui estão elas (aceitam-se mais sugestões):

A série Fame que dava à tarde no canal 2

O Vitinho que mandava as crianças dormir com uma música que começava mais ou menos assim: "Está na hora da caminha, vamos lá dormir..."

A "Missão Impossível" que dava á Sexta-feira à noite, invariavelmente (hoje nenhum canal tem programação Invariável) depois do Vitinho e cujo genérico começava com o acender de um fósforo,e, subsequentemente, de um rastilho, a meio do ecrã e com aquela música tão bem conhecida de nós.

A moda das All Star, subidas, vermelhas, azuis, etc.

A moda das Adidas brancas, simples com o símbolo atrás a verde

A "Ana dos Cabelos Ruívos", o Tom Sawyer, os Marretas, o início da Rua Sésamos, com o Popas, o Ferrão, etc

O sítio do Pica Pau Amarelo com uma Emilinha com um ar menos arrogante do que a actual

Os amigos do Gaspar (confesso que não me lembro mas uma vez que TODA A GENTE se lembra, achei por bem colocar)

Os desenhos animados ao Sábado de manhã (mais tarde a luta livre)

Os grandes momentos televisivos: O Festival da Canção, a Miss Portugal, os Jogos Sem Fronteiras

A moda (já na adolescência) das DT's, azul bebé e cor de rosa clarinho

Entre muitos outros que de momento não me lembro mas que vou acrescentando à medida que surgirem em conversa.

Para Pombal, tenho mais uma: as férias, nos primeiros quinze dias de Setembro em Monte Gordo, Quarteira, Altura, Albufeira, etc. com a inevitável visita ao Aqualine (o primeiro de todos, depois fechado por razões de segurança), a inevitável ida à Gelataria central de Monte Gordo e o Cine-Esplanada (não tinha tecto) para ver filmes de japoneses que passavam o tempo todo a lutar (vi lá o Beethoven).

Sem comentários: